quinta-feira, 11 de outubro de 2007

dirigindo um del rey

o del rey tem mil charmes. mas uma vantagem incrível é o fato de que os faróis de são paulo dão menos medo a bordo de um del rey!

3 acontecimentos recentes em cruzamentos paulistanos:

1. paro no farol com a janela escancarada, porque o del rey, óbvio, não tem ar-condicionado. tem um cara estranho vendendo flores que acompanha o carro com o canto do olho enquanto eu paro na primeira fila. eu penso: não vou fechar a janela nem ferrando. tá muito calooooor! ele, claro, se aproxima e diz: e aí, quer comprar uma bromélia? eu faço sinal de "jóia ao contrário" (minha marca registrada para ambulantes de farol em geral) querendo dizer que estou sem dinheiro para a bromélia. e ele responde: - é né, se vc tivesse dinheiro com esse calor de hoje, comprava um suco!

2. voltando pra casa do trabalho, um puta trânsito e eu parada no sinal, que já abriu e fechou mil vezes e eu no mesmo lugar. chega o bando que limpa (ou suja) para-brisa. eu com a janela semi-aberta penso: não vou fechar a janela, que eles vão ver que eu tô com medo. e fico lá, durona com a janela aberta o suficiente pra entrar mão e o que quer que ela esteja carregando. encosta a menina, bem doida e fala: - posso limpar seu vidro tia? e eu respondo com o costumeiro sinal de "jóia ao contrário - tô sem dinheiro". ela se vira com um olhar absolutamente crédulo, afinal de contas estou dirigindo um Del Rey!

3. Paro na esquina. se aproxima o vendedor de flores, que as oferece com um gesto e um olhar. eu respondo com o sinal costumeiro. então, ele dá a volta e pára ao lado da minha janela, pedindo para que eu a abrisse. eu, claro, abro a janela já dizendo: olha hoje não vai dar pra comprar as rosas, etc. ele se vira e diz: - não! eu não quero te vender não, vou é te dar uma. você é muito legal... toma! essa aqui é pra você dar pra tua santa! amei! foi a coisa mais genuína que alguém me fez nos últimos tempos! fiquei emocionada. de verdade.

adoro que dirigindo esse carro os moleques, vendedores, motoqueiros e pessoas nos faróis em geral se sentem muito mais próximas a mim. é como se o del rey me fizesse acessível. é como se eu entrasse pro time deles. e aí, tem todo um respeito. eu sei que nunca vou ser assaltada nesse carro e são paulo, mais uma vez, se torna uma cidade mais feliz. pelo menos pra mim! rá!

Nenhum comentário: