segunda-feira, 5 de novembro de 2007

sobre a mostra...

assisti a apenas 3 filmes esse ano. "les chansons d'amour" e "dans paris" do cristophe honoré e "les voyages du ballon rouge" do Hou Hsiao-Hsien. Os 3 filmes se passam em paris. O filme de Hou Hsiao-Hsien é um filme delicado, desses cuja beleza não te arrebata na saída do cinema, mas nas pequenas lembranças ao longo do tempo. Já os filmes do Cristophe Honoré me arrebataram completamente. Saí do primeiro com uma sede por viver e do segundo não só com sede, mas com o peito fervilhando, um nó na garganta, que não é de choro, mas de certeza de que a vida é uma só e que vivê-la com cada fio de cabelo não deve ser uma fantasia apenas. talvez essa sensação de viver intensamente, apaixonadamente, que os filmes me deixaram, também tenha a ver com o fato de que o louis garrel atue neles! oh la la!
mas falando sério, esses filmes me lembraram desejos e possíveis caminhos que estavam adormecidos em mim. me lembrei, de que eu tinha me esquecido, da minha certeza na necessidade de vivenciar paris para a formação da individualidade em que quero me tornar. lembrei que eu ainda preciso ir pra paris nessa vida! ir de verdade. viver uma janela da minha realidade lá! lembrei que sou apaixonada por paris e como consequência tenho pesquisado os programas de mestrado nas écoles que já tinham me chamado a atenção há alguns anos atrás... e eles me parecem mais interessantes ainda. por enquanto, de concreto mesmo: correr atrás do passaporte e voltar a estudar francês. janela de tempo de 2 anos até qualquer saída pra valer do brasil, então o jeito é se preparar!

estou feliz de comprovar que os sentimentos da vida real podem nascer (ou nesse caso ser resgatados) fora dela.

viva as várias realidades possíveis! viva a sétima arte! (e todas as outras também! e viva paris!!!


(le voyage du ballon rouge - Hou Hsiao-Hsien)


(Dans Paris - Cristophe Honoré)


(Les chansons d'amour - Cristophe Honoré)

Nenhum comentário: