terça-feira, 28 de dezembro de 2010

aprendendo

Para celebrar a volta do blog, aí vai uma foto em que estou esquiando.

Joca e eu passamos o natal numa estação de esqui: Schweitzer, em Idaho. Resolvemos que não iríamos para o Brasil no winter break porque lá faríamos coisas, e iríamos a lugares, que já conhecíamos. Resolvemos que queríamos aproveitar os poucos dias que tínhamos de folga (no total duas semanas, porém não corridas) para conhecermos coisas por aqui. A princípio, idéias de viajarmos de carro pelo sul da California, ou pelo Arizona, com direito a caminhadas pelos Canyons e visitas às ruinas das antigas civilizações indíginas, como Mesa Verde, foram cogitadas. Depois, percebemos que o Joca teria que tirar dias de folga do trabalho para podermos fazer isso, o tempo seria curto mesmo assim, a viagem corrida, e em Março os pais dele vêm pra cá, ele terá que tirar folga de novo, e concluimos que o melhor era passarmos um fim de ano mais tranquilo, usando só os dias que são feriados oficiais: 23 - 26 de dezembro e 30 de dezembro a 2 de janeiro.

O que fazer em duas folgas curtas no meio do inverno???
ESQUIAR, é claro!

Ano passado, já havíamos andando de snowboard. O Joca por já surfar estava bem mais avançado que eu e doido para continuar se aperfeçoando nesse inverno. Eu, não tinha me divertido tanto com o snowboard e no final do inverno passado já tinha decidido que esse ano iria aprender a esquiar. Epronto! resolvemos ir esquiar nos dois feriados.

Há dois dias voltamos de Schweitzer, em Idaho, onde passamos o primeiro feriado, o Natal. Saímos daqui no dia 23 às 6:30 da manhã e chegamos lá no fim da manhã. À 1:00 da tarde já estávamos na estação e o Joca subiu para as montanhas altas (nível médio a avançado). Eu comprei um pacote de 3 aulas (uma por dia) com o passe para as montanhas baixas, para crianças e iniciantes, conhecidas como bunny hills. Comecei com muito medo. O esqui vai rápido e o medo de cair ou sair deslizando sem nunca mais parar toma conta. Porém, ao final de cada aula, me sentia mais em controle dos esquis, do medo e da descida da montanha abaixo. Ao final da terceira aula, já consegui descer a montanha num movimento de zigue-zague contínuo, e os instrutores me avisaram: você já pode subir para as montanhas de adulto!

Não há como descrever a felicidade que senti ao descer a montanha esquiando. Me sentir em controle dos esquis, da velocidade, do medo... Esquiar me salvou. Era o que faltava para eu sair do meu buraco pessoal, de uma vez por todas. As batalhas do mestrado, os novos ares, o amor e generosidade do meu Joquinha e aprender algo tão incrível como esquiar me trouxeram até aqui: Estou feliz e quis voltar a escrever nesse blog. Sinto que essa felicidade é equivalente ao meu nível de esquiadora. Preciso praticar, continuar indo à montanha, com coragem para descer e superar o medo e as limitações técnicas, que só podem evoluir com a prática de cada descida. Quem sabe até o fim da temporada eu não consigo descer alguma trilha intermediária? Por enquando ainda me divirto nas trilhas fáceis, e vou me aperfeiçoando. Não quero me traumatizar descendo alguma trilha que não tenha capacidade de controlar e assim me desanime. Vou praticando, praticando, fortalecendo minha vontade e a coragem de enfrentar o novo, o desconhecido, algo que talvez não possa controlar 100%, porém com confiança no que já aprendi e com coragem, possa descer! E no fim, uma vez no topo, esquis nos pés e montanha abaixo, só há uma opção, descer sem olhar para trás! se for em esquis, a descida fica mais doce e divertida!

Declaração no. 1: I ♥ ski

Obrigada Joquinha querido, por me trazer até aqui e me apoiar e incentivar em cada queda, em cada ataque de medo! Se não fosse por você, eu não estaria aqui, nem esquiando! Te amo, tá!?
Declaração no. 2: I ♥ Joca

Nenhum comentário: