quarta-feira, 19 de setembro de 2007

fui para São Paulo!

No feriado do 7 de setembro, eu fui para São Paulo, digo fui e não fiquei porque o ir é se propor a desfrutar uma cidade, como turista mesmo e o ficar é ficar em casa, sair pra jantar e ir ao cinema no máximo, o que é muito diferente.

Pois bem,
no sábado do feriado fui com a Lélia passear na Avenida Paulista. Como moramos na vizinhança, o programa começa sempre na Fnac, nosso ponto de encontro! nos encontramos nas escadarias da Alameda Santos e entramos na livraria. Aí, olha-se umas revistas, escuta-se uns cds, fuça-se nuns eletrônicos...

(aliás, parêntese: por falar em eletrônicos: o que é a loja da apple em NY? até agora não consegui superar esse lugar... você pode mexer em tudo e as coisas são tão perfeitas, que você já desenvolve uma relação de posse: ai, esse MEU macbook! esse MEU iPod! é tão teu que vc tem que sair da loja com o TEU de fato! eu que sou um zero à esquerda com tecnologia fui absolutamente seduzida!, a apple é mesmo foda! mas isso é assunto para outro post, não?)

... saímos da Fnac pela porta da Paulista. esse é sempre o ritual de início dos nossos passeios pela nossa Avenida querida!

Por essa saída, a primeira coisa que se vê é o meu maior sonho de consumo: o Edifício Paulicéia. O nome já diz tudo e o prédio é lindo, a localização: perfeita e toda vez que eu me deparo com essa maravilha eu me aproximo do meu sonho! sim, meu sonho de viver a pé, de morar num lugar de fato urbano na cidade, num prédio de uma época em que se construiam coisas bonitas, e onde a cidade é a extensão da sua casa. Afinal, você põe o pé pra fora de casa e já está na Paulista [literalmente]. Aí, é cinema pra um lado, metrô pro outro, galerias mil a poucos passos, busão sem preguiça! gente, é muita felicidade para uma pessoa só!



Não há coisa que eu queira mais na vida atualmente do que um apê/estúdio no Edifício Paulicéia.

Enfim, seguimos a pé sentido Consolação e passamos pela Fiesp (outra paixão!) e em seguida sentamos para tomar um suco num boteco em frente ao Trianon e em diagonal ao MASP! delícia! com a vista dessa mesa, eu penso: São Paulo é linda!





entramos no MASP para ver a mostra da Bauhaus a agora! de arte contemporânea. e foram as duas horas mais gostosas que eu tive há tempos. saquei meu moleskine e anotei, desenhei, sentei para olhar, olhar, olhar as obras e olhando sair pensando na vida, voltar a olhar pela janela, olhar e admirar a obra que o MASP é em si! como é bom poder se dar tempo para essas coisas! (outro parêntese: a primeira palavra que eu falei na vida foi: - olha!)






saindo de lá, seguimos para a Cultura no Conjunto Nacional, onde me taquei num pufe e li um conto inteiro do Tchekhov. por uns 40 minutos a livraria foi a MINHA sala de estar!

Já recuperadas, seguimos a pé para jantar no La Tartine! depois de comer, voltamos para casa de metrô e fui dormir umas 10 da noite exausta e feliz.



acordei me sentindo turista, porque de fato, esse foi um programa turístico por São Paulo. Saímos saracoteando e fomos dormir cedo, exaustas de um dia inteiro de caminhada, cultura e comida!
E tem coisa melhor no mundo do que viajar e ser turista? essa sensação de ir criando intimidade com um lugar que vamos passar alguns dias, talvez semanas das nossas vidas e depois voltamos pra casa querendo mais intimidade com aquele lugar, o que vira essa saudade boa que viagem dá...
a
Então... só conheço uma: Fazer essas coisas e criar essa intimidade com a nossa própria cidade, uma intimidade que só teremos com ela. porque ela vai estar sempre aqui, porque a gente conhece seus cantos de cor e salteado e aí, podemos chamar aquele pufe de nosso, aquele restaurante de nosso, até o museu de nosso! é intimidade pura e deliciosa, que nem casal que tem a sua música!
a
Pena que a malha urbana de São Paulo não seja contínua e não tenha a articulação que há na minha querida Avenida Paulista! se fosse, seria perfeita e ninguém teria coragem de degradar essa cidade porque entenderia que ela é nossa. nossa sim senhor!
para não falar que só há a Paulista... tem o centro, mas isso é assunto pra outro post e outro passeio! ;-)

Um comentário:

lufec disse...

cã, que lindo! sério, vc tem de escrever mais. muito mais. e sobre a vida urbana aqui. dá uma pontinha de alegria em mim ver vc descobrindo a nossa cidade. ando de mal com ela. vc sabe, né.